O que é o Arduino?

Você sabe o que ele é capaz de fazer?

Se você procurar pela definição de Arduino na internet, vai encontrar que ele é um microcontrolador de placa única, desenvolvido para tornar o estudo de programação , eletrônica e robótica mais acessível. Mas , em termos leigos, o que é o Arduino?

Você pode pensar no Arduino como um “pequeno” computador, o qual você pode programar (escrever receitas de bolo) para que ele faça o que você deseja. Os projetos com Arduino vão desde coisas simples como acender leds, ler sensores, movimentar motores, até tarefas bem mais complexas, como uma impressora 3D (É isso mesmo! Já existem impressoras 3D feitas com a plaquinha de Arduino).

Acendendo um Led com Arduino

A verdade é que esta plaquinha eletrônica desenvolvida na Itália, facilitou muito a criação de protótipos de produtos eletrônicos inteligentes, uma vez que é de fácil utilização e você não precisa ser um expert em programação para aprender a utilizá-la. Ela foi construída para todos, de artistas a engenheiros, de crianças a idosos, de hobbistas a profissionais.

Projetos com Arduino – Projeto Artístico em Tenerife e Protótipo de Sensor de Estacionamento para carros.

Veja as fotos acima de projetos desenvolvidos com Arduino, o primeiro é um projeto artístico no Museu de Tenerife, na Espanha. Neste projeto, origamis foram colocados por cima de um projetor antigo e ligados com fios de nylon a motores controlados por Arduino, criando a cada momento uma nova imagem nas paredes do museu.

O outro projeto é um protótipo de um sensor de estacionamento que hoje está presente em nossos carros. Nele, um sensor de ultrassônico indica a distância de um objeto em uma tela de lcd.

Para construir estes projetos utilizando o Arduino basta ter um computador com o Software do Arduino instalado e a plaquinha com um cabo USB. A linguagem de programação utilizada é baseada em C/C++, mas não é necessário um conhecimento prévio nelas e, caso você não se identifique com a linguagem, também é possível programar em blocos utilizando o Software Ardublock.

Então tenho que adquirir uma placa para começar a aprender?

Não necessariamente, é possível também utilizar um simulador de Arduino como o Thinkercad para os primeiros projetos antes de investir em uma plaquinha.

Uma vez aprendido o básico do Arduino, sua criatividade é o limite. Existe uma infinidade de sensores e atuadores que você pode ligar e simular com ele para realizar seus projetos.

Sensores e Atuadores para Arduino

Existem várias placas do Arduino, e a mais comum delas é o Arduino Uno presente na primeira foto desde post. Cada Arduino possuí características diferentes para se adequar a cada tipo de projeto.

Pode ser que futuramente você precise em algum projeto de um Arduino com muitos pinos e processamento mais rápido, como o Arduino Mega, para usar muitos sensores. Ou você pode precisar de um Arduino pequenininho para o seu projeto, como o Arduino Nano e o micro. Existem vários tipos, com Wifi, Ethernet integrado e muito mais!

Arduino Uno, Mega, Nano e Micro.

Outro ponto importante de ressaltar, é que o Arduino é um projeto Open Source, ou seja, de código aberto. Sendo assim, os criadores disponibilizaram o projeto na internet para que qualquer pessoa pudesse construir o seu próprio Arduino, desde que colocasse outro nome para o produto, pois a marca Arduino é registrada.

Portanto , quando você for comprar um Arduino, não existem Arduinos falcificados, mas sim clones. Se você compra um da marca Arduino, apenas significa que você está dando suporte para quem desenvolveu a placa, para que eles continuem melhorando o projeto cada vez mais.

O que mais você quer saber sobre o Arduino? Deixe seu comentário no post! Até mais =)

Karla Azambuja

Karla Azambuja é engenheira, maker e empreendedora. Fundadora da Escola de Educação Maker e Empreendedora MicroFarad, e também do Makerspace Sala Maker. Em seu tempo livre adora criar e aprender coisas novas, estar com sua família e viajar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *